Contra o tráfico de drogas: Polícia Civil cumpre mandados em Santa Maria

Fotos: Divulgação/Polícia Civil

Nesta quinta-feira (1º), a Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), realizou a “Operação Escocês” para combater o tráfico de drogas sintéticas na modalidade “delivery” em Cuiabá. Foram cumpridas 15 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão, busca e apreensão, e bloqueio de contas bancárias.

As ações ocorreram em Cuiabá, no Distrito Federal, Foz do Iguaçu (PR) e Santa Maria (RS). O objetivo principal é desarticular uma rede de fornecedores de drogas que distribuíam entorpecentes sintéticos na capital do Mato Grosso.

Usuários compravam drogas por aplicativos

A investigação que culminou na operação teve início em 2022, quando um inquérito policial foi instaurado pela DRE para apurar as atividades de um suspeito envolvido no fornecimento de drogas a estudantes em Cuiabá.

Drogas foram apreendidas

Durante as investigações, foram descobertos três grupos criminosos envolvidos no comércio de drogas sintéticas em Cuiabá. Utilizando a modalidade “delivery”, os usuários faziam os pedidos de entorpecentes por meio de aplicativos, e as drogas são entregues nos endereços informados, disponibilizadas para retirada ou distribuídas em festas.

Após a coleta de evidências, as investigações seguiram para descobrir os fornecedores das drogas para os traficantes em Cuiabá. Foram identificados três traficantes que residem em diferentes estados do país e que enviavam as drogas por transportadores ou pelos Correios para o Mato Grosso.

As investigações confirmaram a prática criminosa dos grupos identificados. Um deles, inclusive, utilizava drones para arremessar os entorpecentes na Penitenciária Central do Estado (PCE-MT).