Foto: Ascom/SSP
A partir desta quinta-feira (24), cidadãos do Rio Grande do Sul que já possuem carteira de identidade emitida no estado poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais ágil e digital, por meio da plataforma “Identidade Fácil”.
O serviço está disponível no site identidadefacil.rs.gov.br e também em aplicativo para iOS, com versão Android em fase de aprovação.
A iniciativa é realizada com parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e a Procergs, com apoio do governo estadual. O sistema digitaliza grande parte do processo de emissão do documento, permitindo que o cidadão preencha os dados e envie digitalmente a certidão de nascimento ou casamento com matrícula.
Segundo o governo, apesar da digitalização, ainda será necessário comparecer a um posto de identificação para a coleta biométrica de digitais e fotografia, mas essa etapa presencial será reduzida ao mínimo. O agendamento será feito diretamente na plataforma.
De acordo com o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan, o novo modelo tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento, diminuir o tempo de espera e agilizar o fluxo de emissões da CIN. “Trata-se de um alinhamento conduzido pelo governo estadual para aprimorar o fornecimento de serviços essenciais ao cidadão”, afirmou.
O sistema exige que o usuário tenha uma conta ativa no portal gov.br. Nas primeiras semanas, podem ocorrer ajustes técnicos e operacionais conforme a demanda.
Documentos exigidos conforme o estado civil:
- Solteiros: certidão de nascimento;
- Casados ou viúvos: certidão de casamento;
- Separados ou divorciados: certidão de casamento com averbação.
A plataforma segue disponível para todos os dispositivos e representa um avanço na modernização dos serviços públicos no Estado.