DetranRS divulga lista de contemplados no programa CNH Social 2025

Foto: Reprodução

O DetranRS e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgaram nesta segunda-feira (21) a lista dos selecionados no programa CNH Social 2025. Os nomes já estão disponíveis no site oficial do DetranRS e serão publicados no Diário Oficial do Estado na terça-feira (22).

Os candidatos também podem consultar sua situação na Central de Serviços do DetranRS e receberão notificação por e-mail cadastrado na inscrição.

Os contemplados têm até o dia 5 de setembro para comparecer ao Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua escolha e apresentar a documentação exigida no edital. É obrigatório comprovar residência no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos, além de aceitar formalmente as condições do programa por meio de uma declaração de responsabilidade.

O programa garante gratuidade em todas as etapas da obtenção da carteira de habilitação, incluindo taxas, exames médicos e psicológicos, cursos teóricos e práticos, além das provas teórica, prática e toxicológica.

Para os candidatos contemplados para adição ou mudança de categoria (C, D e E), é necessário realizar o exame toxicológico com antecedência. Em algumas regiões, o laudo pode demorar até 15 dias para ser emitido — por isso, o DetranRS recomenda não deixar para o fim do prazo.

Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo Disque-Detran (0800-905-5555), WhatsApp (800-905-5555), chat on-line, Fale Conosco e Ouvidoria no site do DetranRS, além dos atendimentos presenciais nas unidades do TudoFácil. Os CFCs credenciados também estão aptos a prestar informações.

Documentação exigida:

  • Comprovação de residência no RS há, no mínimo, dois anos;
  • Declaração de responsabilidade com ciência das condições do programa.

Formas de comprovação de residência válidas:

  • Contas de água, luz ou telefone em nome do candidato com dois anos de emissão;
  • Declaração assinada pelo proprietário do imóvel, com documentos anexos;
  • Comprovante de matrícula em instituição de ensino com no mínimo dois anos;
  • Contrato de trabalho, contracheque ou documento que comprove vínculo empregatício há pelo menos dois anos no RS.