Foto: Miguel Scapin/O Bairrista
O Rio Grande do Sul registrou temperaturas acima da média histórica para julho nesta segunda-feira (14), com máximas ultrapassando os 30 °C em diversas cidades. A Metsul atribui o calor atípico a uma massa de ar quente de origem tropical.
Diversas cidades registraram máximas acima de 28 °C, com destaque para Porto Xavier, que alcançou 31,5 °C. A Metsul explica que o calor foi provocado por uma massa de ar quente de origem tropical que avançou da Argentina e do Paraguai para o território gaúcho.
A tendência é de elevação ainda maior das temperaturas nesta terça-feira (15), antes da chegada de uma frente fria. A anomalia térmica foi causada por uma corrente de ar quente que atingiu especialmente o Noroeste e a Metade Norte do estado, elevando as temperaturas entre 5 °C e 10 °C acima das médias históricas para o mês de julho.
Enquanto isso, o Sul e a região da Campanha enfrentaram uma tarde fria e nublada, com Pelotas registrando apenas 15 °C. A combinação do calor com instabilidade atmosférica provocou chuva e trovoadas em áreas da Grande Porto Alegre, da Lagoa dos Patos e do Litoral Norte.