Foto: Alex Rocha/PMPA
Julho marca o auge do inverno climático no Brasil e, segundo dados históricos, costuma ser o mês mais frio do ano em Porto Alegre. Segundo a Metsul, com previsão de neutralidade no Pacífico e chuvas abaixo da média no Centro-Sul, o período deve ser caracterizado por temperaturas baixas e menor volume de precipitações em diversas regiões.
No Rio Grande do Sul, julho é caracterizado por clima frio e úmido. Em Porto Alegre, a temperatura mínima média histórica é de 10,4ºC, a mais baixa do ano, enquanto a máxima média é de 19,7ºC. A média mensal de 14,1ºC também é a menor entre todos os meses, conforme a série climatológica 1991-2020. A capital gaúcha também registra seu maior volume de chuvas no mês, com 163,5 mm de precipitação média, superando outubro, setembro e junho
Comparando duas séries históricas — 1961-1990 e 1991-2020 —, julho ficou mais frio e chuvoso nas últimas décadas em Porto Alegre. A mínima caiu de 10,7ºC para 10,4ºC, e a precipitação média subiu de 121,7 mm para 163,5 mm, fazendo de julho o mês mais chuvoso do ano na cidade.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que, até o fim de junho, o Oceano Pacífico Equatorial Central apresentava temperatura neutra, com anomalia de apenas +0,1ºC — sem presença de El Niño ou La Niña. A tendência para julho é de permanência desse padrão neutro.
Modelos climáticos indicam que a maior parte do Centro-Sul do Brasil deve ter chuvas entre normais e abaixo da média, com destaque para o Sudeste e Centro-Oeste. Apesar do período seco, episódios isolados de chuva podem elevar pontualmente os volumes em regiões como o Sul e Leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais.