Yamandu Costa é acusado de agressão e abuso sexual por ex-companheira

Foto: Divulgação/Yamandu

O instrumentista gaúcho Yamandu Costa, foi acusado por uma mulher com quem manteve um relacionamento de cerca de três meses de violência física, sexual e psicológica. As denúncias foram registradas em Barcelona, na Espanha, embora os supostos crimes tenham ocorrido em Lisboa, onde o músico reside desde 2019.

A denunciante afirma ter sofrido três episódios de abuso sexual enquanto estava sob efeito de medicamentos com propriedades hipnóticas, que a teriam deixado inconsciente. Ela relata ainda ter sido agredida fisicamente, inclusive diante de testemunhas e de um menor de idade.

Em nota, Yamandu Costa negou todas as acusações e afirmou que colaborará com as investigações: “Nego veementemente o teor das alegações e repudio qualquer tipo de violência”. O músico declarou ainda que seus advogados estão tomando as medidas cabíveis.

O caso ganhou repercussão após ser divulgado pela ativista portuguesa Inês Marinho, fundadora do movimento “Não Partilhes”, em vídeo publicado nas redes sociais. A publicação inclui capturas de mensagens em que o artista pede desculpas e diz não se lembrar das agressões.

Um laudo do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses da Catalunha confirmou a presença de hematomas no corpo da vítima, compatíveis com os relatos de violência. A mulher também apresentou exame toxicológico positivo para substância sedativa.

As denúncias envolvem ainda exigências financeiras por parte do músico, que teria cobrado da mulher o valor de passagens e alimentos consumidos após uma discussão no início de maio, quando as agressões teriam se intensificado.