Foto: Divulgação/Defesa Civil de Erval Grande
Um tornado atingiu Erval Grande, no norte do Rio Grande do Sul, na fim de semana e causou danos em pelo menos 285 residências, deixando cerca de mil moradores impactados. O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil Estadual no sábado (10), e o município segue em situação de emergência.
Com pouco mais de 4,9 mil habitantes, a cidade decretou situação de emergência, após a confirmação oficial do fenômeno.
Segundo o órgão, até a manhã de domingo (11), 285 casas apresentaram algum tipo de dano — sendo que 55 delas sofreram prejuízos severos, como destelhamentos. As famílias dessas residências ficaram desalojadas e buscaram abrigo com parentes ou amigos.
Além das casas, 23 pavilhões industriais também tiveram prejuízos consideráveis. A força do tornado, que durou cerca de 15 minutos, provocou a queda de inúmeras árvores, bloqueando estradas e isolando comunidades como Linhas Goio-en, Ervalzinho, Pinhalzinho, Tanchão e Portella.
Apesar da destruição, não houve registro de feridos ou vítimas fatais. No domingo pela manhã, 30% da energia elétrica da cidade já havia sido restabelecida, após o município inteiro ficar sem luz.
A Defesa Civil anunciou o envio de uma carga de telhas para auxiliar na reconstrução das moradias afetadas. O prefeito Suzinei Schneider declarou que, embora a situação esteja mais controlada, ainda há estradas interditadas e dificuldades para reconstrução da rede elétrica, já que postes foram quebrados em vários pedaços.
“O trabalho segue durante toda a semana. Ainda há locais acidentados e muita dificuldade para levar novos postes. Estamos fazendo o possível para restabelecer o município”, afirmou o prefeito.