Foto: Divulgação/Agência Brasil
A eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai ser realizada neste domingo (25), será marcada por protestos. Vinte clubes das Séries A e B anunciaram que não participarão da votação em repúdio à condução do processo eleitoral. Entre os clubes, estão Internacional e Juventude. A decisão foi divulgada por meio de uma nota oficial na noite desta quarta-feira (21).
Assinam o manifesto América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional , Juventude , Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
No comunicado, os clubes cobram “democracia, transparência e representatividade” na CBF e afirmam discordar do modelo atual da eleição.
Eles também sinalizam abertura para diálogo com a futura gestão:
“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”.
A eleição tem como único candidato Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, que conta com o apoio de 25 federações e 10 clubes. O concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, não conseguiu reunir o número mínimo de oito federações exigido para viabilizar a candidatura, apesar de contar com o apoio de 29 clubes.
A votação acontece às 10h30 de domingo, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Haverá possibilidade de voto remoto para os clubes que estiverem em partidas pelo Brasileirão.
Veja a nota completa:
Confira a nota dos 20 clubes:
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”