Foto: Alex Rocha/PMPA
O Rio Grande do Sul terá o retorno da instabilidade a partir deste sábado, 24 de maio, com previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo, segundo alerta da MetSul Meteorologia. O mau tempo deve persistir até a próxima terça-feira, 27, com o ingresso de uma massa de ar frio continental no dia 28.
A instabilidade começa nas primeiras horas de sábado com áreas de chuva e trovoadas se deslocando da Argentina para a Metade Oeste do estado. Ao longo do dia, mesmo com aberturas de sol no Leste gaúcho, as precipitações se espalham por todo o território, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. O fenômeno ocorre devido à chegada de ar quente que forma uma frente quente, reforçada por ventos em baixos níveis da atmosfera.
No domingo, 25, a instabilidade avança para o oceano, permitindo períodos de sol com nuvens em várias cidades. No entanto, novas áreas de chuva se formam ao longo do dia, embora em menor intensidade e abrangência que no sábado.
A segunda-feira, 26, seguirá instável, com pancadas de chuva na maioria das regiões e momentos de melhoria em pontos isolados. Na terça, 27, a aproximação de uma forte massa de ar polar aumenta novamente a instabilidade com previsão de chuva intensa em todo o estado, acompanhada de um centro de baixa pressão.
A MetSul alerta para riscos de alagamentos, volumes elevados de chuva e temporais localizados com granizo e ventos fortes durante todo o período.