Filha é presa por tramar morte da mãe e matar irmão adolescente em Viamão

Foto: DIvulgação/PCRS

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (27) uma mulher acusada de matar o próprio irmão de 16 anos em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, durante um plano que visava assassinar a mãe. O pai da suspeita também foi preso por participação no crime, motivado por rivalidade entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas.

A prisão foi realizada no bairro Augusta, em Viamão. O pai dela também foi preso no bairro São Lucas por envolvimento no crime. A vítima foi um jovem de 16 anos, morto a tiros no dia 23 de abril.

Segundo o delegado Gabriel Borges, responsável pela investigação, o crime foi motivado por disputas entre facções criminosas. A filha e a mãe mantinham relacionamentos com integrantes de grupos rivais do tráfico de drogas. O namorado da filha, preso na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, teria ordenado a morte do companheiro da sogra e, com o consentimento da suspeita, também da própria sogra.

No dia do assassinato, a filha, o pai e outros dois suspeitos foram até a casa da mãe, mas encontraram apenas o adolescente. O rapaz foi executado com dois tiros na cabeça e a residência, em seguida, incendiada. A jovem teria entregado um galão de gasolina aos autores do crime.

Imagens de chamadas de vídeo feitas com o preso, apontado como mandante, confirmaram a coordenação do plano direto da penitenciária. Ele teria dado a ordem para matar o jovem e incendiar a casa.

A investigação aponta que a rivalidade entre os grupos criminosos e o relacionamento da mãe com um membro da facção rival motivaram o plano. O caso é tratado como homicídio qualificado, com agravantes de motivo torpe e envolvimento de organização criminosa.