Facção que lavava dinheiro no litoral gaúcho é desmantelada pela Polícia Civil; 11 são presos

Foto: Divulgação/PCRS

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (6) a Operação Litus, que prendeu 11 pessoas e apreendeu armas, munições, veículos e bloqueou diversos bens ligados a uma facção criminosa com atuação em Canoas e no litoral norte do RS. O grupo é investigado por crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas, extorsão e agiotagem violenta.

A ação, conduzida pela Draco de Canoas, mobilizou 150 agentes para cumprir 75 medidas cautelares em 10 cidades do RS e SC. Segundo a investigação, o lucro obtido com atividades ilícitas era usado para comprar imóveis de luxo no litoral, utilizados como moradia e fonte de renda por meio de aluguel em plataformas digitais. Um dos líderes chegou a adquirir um terreno em condomínio de alto padrão em Tramandaí.

A operação teve início após uma prisão por posse de arma de uso restrito em Osório, em março de 2024, e contou com apoio do GIE da Polícia Civil e da inteligência da Brigada Militar. Segundo o delegado Gustavo Bermudes, o objetivo central é desarticular a estrutura financeira da facção e retirar de circulação criminosos de alta periculosidade.