Foto: Divulgação
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado do Sul do Brasil a receber um cabo submarino de conexão internacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20), em Brasília, com a presença do governador Eduardo Leite e de representantes da Meta e da V.tal, responsáveis pela iniciativa.
A nova rota do cabo Malbec conectará o litoral gaúcho, em Balneário Pinhal, diretamente à principal malha internacional de dados do Cone Sul, transformando Porto Alegre em um novo hub digital da América do Sul.
Com operação prevista para 2027, o cabo vai melhorar a distribuição de dados, reduzir a latência, aumentar a resiliência da infraestrutura digital e garantir maior estabilidade em situações de emergência, além de impulsionar a atração de investimentos em data centers, nuvem e inteligência artificial. O projeto também amplia a conectividade de estados vizinhos, como Santa Catarina e Paraná, e de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Segundo o Governo do Estado, a iniciativa deve atrair big techs, plataformas de streaming (OTTs) e provedores de internet para a capital gaúcha. Segundo o governador Eduardo Leite, a chegada do Malbec está alinhada com o plano de desenvolvimento sustentável e tecnológico do Estado, fortalecendo o papel do RS como líder em inovação no Brasil.
A cerimônia de anúncio contou com a participação dos secretários Artur Lemos (Casa Civil) e Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão), além de executivos da Meta e da V.tal.