Chuva intensa atinge regiões do RS com risco de alagamentos e cheias até sexta-feira

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A chuva já provoca transtornos no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8), com alerta para acumulados extremos em diversas regiões. Segundo a MetSul Meteorologia, os maiores volumes devem atingir o Oeste, Centro e Campanha, com risco de alagamentos, inundações e cheias de rios até sexta-feira (9).

A previsão indica que, em apenas 48 horas, algumas cidades podem registrar entre 100% e 200% da média de chuva esperada para todo o mês. Os acumulados devem ultrapassar 100 mm, podendo chegar a 250 mm em pontos isolados do estado.

A instabilidade é causada por uma frente quente que concentra a chuva principalmente no Oeste e na Campanha nesta quinta. Nessa região, os volumes podem variar entre 50 mm e 100 mm, com marcas ainda mais altas em algumas localidades.

Na sexta-feira, uma frente fria avança pelo estado e deve intensificar ainda mais a chuva. Em apenas um dia, os acumulados podem variar entre 100 mm e 200 mm em vários municípios. A MetSul alerta para atenção redobrada com possíveis enchentes e transtornos nas áreas afetadas.