Antônio Prado e Linha Bonita representam o RS em premiação internacional da ONU

Foto: Divulgação/Prefeitura de Antônio Prado

Duas vilas gaúchas estão entre os oito destinos brasileiros que concorrem ao prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo em 2025.

Antônio Prado e Linha Bonita, localizadas na Serra Gaúcha, foram selecionadas para representar o Rio Grande do Sul em um dos mais prestigiados reconhecimentos mundiais de turismo rural e sustentável. O anúncio dos vencedores ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, na Arábia Saudita.

A escolha das vilas busca valorizar comunidades que se destacam pelo desenvolvimento turístico sustentável, preservação cultural e promoção do patrimônio local. Os vencedores passam a integrar a rede oficial de boas práticas da ONU, que hoje conta com 254 membros.

Antônio Prado (RS) é considerada a última colônia oficial da imigração italiana no Brasil e abriga 48 edificações tombadas pelo Iphan. O município é conhecido por seu centro histórico bem preservado, seu artesanato tradicional e a rica herança cultural passada de geração em geração.

Linha Bonita (RS), localizada no interior de Gramado, é cercada pela Mata Atlântica e preserva com autenticidade os costumes trazidos por imigrantes italianos. Seus roteiros turísticos proporcionam experiências de imersão cultural, com destaque para a vida rural, a culinária típica e as memórias da colonização.

Além das duas vilas do RS, outros destinos de destaque nacional também foram selecionados em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, formando o time de representantes brasileiros na premiação. Apenas duas vilas seguirão para a etapa final com chances de serem oficialmente reconhecidas pela ONU Turismo.