Rio Grande do Sul registra madrugada mais fria do ano

Foto: Miguel Scapin/ O Bairrista

Nesta terça-feira (29), o Rio Grande do Sul registrou o segundo dia consecutivo de temperaturas negativas, com destaque para Pinheiro Machado, que marcou -0,8ºC — valor ainda mais baixo que o anotado na segunda-feira, de -0,5ºC.

Segundo a MetSul Meteorologia, a queda acentuada nas temperaturas é causada pela atuação de uma massa de ar seco e frio, associada a um centro de alta pressão de 1.020 hPa, que permaneceu sobre o território gaúcho no início do dia. A presença de céu limpo e ventos calmos favoreceu o forte resfriamento noturno.

Todas as regiões do Estado apresentaram temperaturas mínimas abaixo de 10ºC, com dezenas de municípios registrando marcas inferiores a 5ºC, na madrugada mais fria de 2025 até agora para a maioria das cidades gaúchas.

As áreas com frio mais intenso foram a Serra do Sudeste, a Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra, o Planalto Médio, o Alto Jacuí e o Noroeste, onde se concentraram os menores índices.

Em Porto Alegre, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul, registrou mínima de 8,9ºC — a mais baixa do ano até o momento. Já na estação automática do Jardim Botânico, referência da cidade, os termômetros marcaram 11,1ºC.