Foto: Reprodução
O Internacional confirmou nesta terça-feira (1) que a autora do ato racista ocorrido durante o empate por 2 a 2 contra o Sport Recife, pelo Brasileirão Feminino, foi uma jogadora das categorias de base do clube.
Segundo o portal ge, a atleta que havia recém-completado 18 anos e tinha contrato de formação, foi desligada imediatamente. Como consequência, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o clube com a perda de três mandos de campo.
De acordo com Ivandro Morbach, vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, o clube tomou medidas rápidas após identificar a responsável pelo arremesso de um pedaço de banana em direção ao banco de reservas do time pernambucano.
“Apuramos os fatos e constatamos que o gesto partiu de uma atleta da base recém-chegada. Ontem à noite ela foi comunicada e hoje pela manhã o contrato foi rescindido. O Internacional não tolera, não relativiza e não normaliza nenhum tipo de comportamento que atente contra seus valores, especialmente atos discriminatórios”, afirmou o dirigente ao ge.
O incidente ocorreu após o gol de empate do Sport. As imagens da TV Brasil mostram a quarta árbitra, Andressa Hartmann, recolhendo o pedaço de banana e registrando o ocorrido na súmula da partida. Jogadoras da equipe visitante protestaram imediatamente contra o ato.
O Sport Club do Recife registrou boletim de ocorrência e classificou o gesto como “repugnante”, exigindo uma punição exemplar.
O jogo foi disputado no campo do Sesc Campestre, em Porto Alegre, e terminou empatado em 2 a 2.