Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (3), acompanhada de uma massa de ar frio que se desloca da Argentina e do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul, conforme a previsão da MetSul Meteorologia. O sistema já provocou acumulados significativos de chuva na quarta-feira (2), atingindo diversas regiões do estado.
Entre os destaques nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão Jaguarão com 79 mm de chuva, Soledade com 61 mm, Serafina Corrêa com 38 mm e Quaraí com 36 mm. Frederico Westphalen, Rio Grande, Bagé e Campo Bom também registraram índices relevantes.
Uma intensa massa de ar frio deve avançar pelo Sul do Brasil nos próximos dias, iniciando sua entrada no Rio Grande do Sul entre o fim da quinta-feira (3) e ao longo da sexta-feira (4), segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno deve provocar uma queda significativa nas temperaturas em todo o estado, especialmente na região metropolitana e na Capital, onde as máximas devem ficar em torno ou abaixo dos 20 °C.
Na sexta-feira, há chance de formação de geada na Serra do Sudeste. Já no sábado (5), os modelos meteorológicos indicam potencial para geada em áreas da Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, nos pontos mais altos da Metade Norte gaúcha e no Planalto Sul de Santa Catarina.
No domingo (6), a tendência é que as áreas afetadas pela geada diminuam, concentrando-se nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em áreas do Planalto Sul catarinense. As baixas temperaturas devem marcar o fim de semana na região Sul, reforçando o início de um período mais frio no outono.