Foto: Reprodução
A Polícia Civil indiciou por apologia ao nazismo o estudante Vinícius Krug de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tentou participar de sua colação de grau com uma suástica desenhada no rosto. O caso ocorreu em fevereiro, no Campus Centro, em Porto Alegre, e gerou grande repercussão.
De acordo com a delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia de Combate à Intolerância, além da suástica, outros desenhos presentes no rosto do formando têm vínculo com ideologias extremistas, comumente utilizados por grupos neonazistas.
A delegada também afirmou que a música escolhida por Vinícius para sua entrada na formatura é associada a manifestações de apologia ao nazismo. A investigação incluiu depoimentos do deputado estadual Leonel Radde (PT), que registrou a ocorrência, do vice-reitor da universidade, do coordenador de segurança, além de familiares e amigos do estudante.
Durante a apuração, foram apreendidos computadores e celulares de Vinícius, e outros equipamentos foram entregues voluntariamente por sua defesa. O material está sendo analisado tecnicamente pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público na segunda-feira (7), que irá decidir se oferece denúncia à Justiça. Caso o Judiciário aceite a denúncia, o estudante poderá responder judicialmente pelo crime de apologia ao nazismo.