Foto: Divugação/Prefeitura de Viamão
A Prefeitura de Viamão decretou estado de emergência em razão do aumento expressivo no número de casos de dengue no município. Conforme os dados oficiais, já foram registrados 550 casos da doença, o que representa um crescimento superior a 450% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Rafael Bortoletti (PSDB) confirmou a medida e solicitou o apoio do Exército Brasileiro, incluindo a possibilidade de instalação de um hospital de campanha e auxílio na limpeza pública da cidade.
“São 865 casos de dengue na cidade, e há uma sobrecarga excessiva no sistema de saúde, tanto na UPA quanto nas unidades básicas. Vamos acionar o governo do Estado, o federal e, juntos, trabalhar para vencer essa doença”, declarou Bortoletti.
De acordo com o jornal Zero Hora, uma equipe do Exército deve visitar o município nos próximos dias para avaliar a viabilidade da implantação do hospital de campanha.
Segundo o prefeito de Viamão, foi encaminhado ainda na terça-feira (25) um projeto de lei à Câmara de Vereadores que prevê multa de R$ 5 mil para quem for flagrado descartando lixo de forma irregular. A medida busca reforçar o combate à proliferação da dengue no município.