Foto: Cristine Rochol/PMPA
O Rio Grande do Sul confirmou o primeiro óbito por dengue em 2025. A vítima é uma mulher adulta de Porto Alegre e o falecimento ocorreu em 15 de março, segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde no segundo Boletim Epidemiológico do ano.
O levantamento, publicado na quinta-feira (20), contabiliza 1.010 casos confirmados da doença até o dia 15 de março, sendo 937 contraídos dentro da capital gaúcha. O total de notificações suspeitas chegou a 3.736 no período.
Este é o primeiro boletim publicado desde que a Capital entrou em estágio de Alerta no Plano de Contingência da dengue – o terceiro nível do plano, que exige atualização quinzenal dos dados. A próxima divulgação está prevista para a primeira semana de abril. Embora o número ainda seja expressivo, Porto Alegre apresenta redução de casos em relação ao mesmo período de 2024, quando já haviam sido confirmadas 3.362 infecções.
Segundo o boletim, os grupos etários com maior número de confirmações são os de 21 a 30 anos e 31 a 40 anos, com destaque para o público feminino, que representa 54,7% dos casos. Os principais sintomas relatados incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo e náuseas.
Com a chegada do outono e a permanência de altas temperaturas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti tende a aumentar.
Para mais informações sobre prevenção e o monitoramento do mosquito, acesse: www.ondeestaoaedes.com.br.