Polícia Civil apreende 71 kg de cobre e armas em operação contra furto de cabos no Vale dos Sinos

Foto: Divulgação/PCRS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta segunda-feira (31), a Operação Ponto Final, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada no furto e na comercialização clandestina de cabos de cobre.

A ofensiva ocorreu nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, na Região Metropolitana do Vale dos Sinos, e resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, além da prisão de três homens em flagrante.

Durante a ação, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias Públicas e Serviços Delegados (DRCP), foram apreendidos mais de 71 quilos de cabos de cobre, além de armas e munições. Entre o armamento, estavam uma espingarda calibre 12 de fabricação argentina, um revólver calibre 38 e cartuchos de munições calibres 12, 38 e 9mm. Celulares dos suspeitos também foram recolhidos para análise.

De acordo com o delegado Luís Antônio Reis Firmino, dois dos detidos foram autuados por receptação qualificada de cabos metálicos e posse ilegal de arma de fogo, enquanto o terceiro foi preso exclusivamente por posse de armamento irregular.

A operação contou com o apoio de outras divisões especializadas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), incluindo as Delegacias de Proteção ao Meio Ambiente, do Consumidor, de Capturas, de Repressão ao Roubo de Veículos e de Roubos. A Polícia segue investigando para identificar possíveis outros envolvidos no esquema criminoso.