Peñarol e Nacional negociam participação no Gauchão 2026

Foto: Divulgação/Conmebol

O presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, revelou durante o sorteio da Libertadores 2025 que considera a possibilidade de seu clube e o rival Nacional disputarem o Campeonato Gaúcho em 2026.

Ruglio afirmou que Flavio Perchman, vice-presidente do Nacional, e Ignacio Alonso, presidente da Associação Uruguaia de Futebol, também apoiam a ideia.

“Conversamos sobre um projeto com o Nacional e com a Associação Uruguaia de Futebol para jogarmos o Gauchão do próximo ano, entre janeiro e março. Comentamos com o presidente do Inter (Alessandro Barcellos), que achou a ideia excelente, assim como D’Alessandro. A Conmebol já disse que estaria disposta a apoiar”, declarou.

O dirigente explicou que apenas duas datas coincidiriam com o calendário do Campeonato Uruguaio, o que não representaria um problema.

“Sempre digo que Peñarol e Nacional precisam estar na fase de grupos da Libertadores, mas com cinco ou seis jogos de alto nível, não apenas disputando uma Copa do Interior com equipes reservas. Não podemos chegar a uma Libertadores enfrentando apenas times do futebol uruguaio e depois encarar um adversário brasileiro”, destacou.

“D’Alessandro nos disse que o campeonato tem 12 equipes fortes, mas sabemos que os principais são Inter e Grêmio. Agora, imagine um Gauchão com Peñarol e Nacional. Podemos até mandar nossos jogos em Montevidéu. Já tinha essa ideia há algum tempo e já havia conversado com o presidente do Inter”, completou Ruglio.