Foto: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (20), a Operação Zero Sete, visando desarticular duas facções envolvidas em ao menos nove homicídios em Porto Alegre. Nove pessoas foram presas durante a ofensiva.
Foram expedidas 38 ordens judiciais, incluindo 17 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, cumpridos em Porto Alegre, Alvorada e Charqueadas.
O conflito entre as facções teve início em dezembro de 2024, quando integrantes de um dos grupos migraram para a organização rival, resultando em uma série de execuções. Entre os alvos da operação estão líderes criminosos, incluindo um membro da alta cúpula de uma das facções e detentos recentemente transferidos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
As investigações apontam que um dos suspeitos usou seu conhecimento sobre a geografia do território em disputa para infiltrar aliados na facção rival, ampliando a violência. A ação faz parte de uma investigação que começou no final de 2024 e busca responsabilizar os executores e mandantes dos assassinatos.
“Em relação aos líderes, destaca-se que um deles compõe a cúpula de uma das organizações criminosas alvo da operação, enquanto outros foram transferidos recentemente para o módulo de segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, após os homicídios pelos quais são investigados”, explicou a Delegada Marcela Ehler.