Inauguração do Teatro Simões Lopes Neto e entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher acontecerão na próxima semana

Foto: Solange Brum/Ascom Sedac

Foi confirmada para o dia 27 de março, a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, resultando na finalização definitiva do Multipalco Eva Sopher. Com obra finalizada, o complexo cultural, construído em terreno anexo ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre, consolida-se como um dos maiores e mais completos centros culturais da América Latina. A obra, que teve sua pedra fundamental lançada em 2003, será concluída após 22 anos.

Maior espaço do complexo, o Teatro Simões Lopes Neto abrirá oportunidades para a capital receber novos espetáculos. O espaço poderá abrigar diferentes formas de expressão artística, incluindo trabalhos mais complexos como óperas e ballets, além de obras diversificadas de música, teatro, circo e dança, como prevê a programação artística de inauguração, com 10 espetáculos confirmados entre os dias 29 de março e 11 de maio.

O teatro em formato italiano conta com 700m². O espaço é dividido entre um palco de 240m² e 576 lugares para os espectadores, acomodados entre as plateias baixa e alta, galerias e quatro balcões superiores e inferiores construídos nas laterais do teatro. O fosso, localizado em espaço rebaixado em frente à caixa cênica, é um dos principais diferenciais do novo equipamento: com 109m², pode comportar orquestras de aproximadamente 60 músicos, dependendo do tamanho dos instrumentos elencados.

Em sua retaguarda, o novo teatro ainda conta com um elevador de carga de 3,40m de largura por 1,70m de profundidade, que permitirá o transporte de cenários robustos para o palco. Além disso, os artistas terão à sua disposição a estrutura de backstage do Multipalco, que tem 13 camarins, divididos de acordo com as programações simultâneas do complexo cultural, que conta com os palcos do Teatro Oficina Olga Reverbel e da Concha Acústica. Já o projeto acústico, pensado para reverberar o som de maneira uniforme em todos os locais do Teatro Simões Lopes, conta com sete painéis refletores e difusores acústicos, feitos com madeira, organizados em diferentes pontos da sala.

O teatro ainda tem dez lugares destinados a cadeirantes e outros dez para seus acompanhantes, além de seis poltronas reservadas para pessoas obesas. E, assim como todos os espaços do complexo cultural, possui circuitos acessíveis por elevador e rampa, desde os estacionamentos, nos pavimentos inferiores, assim como no nível de acesso pela Praça da Matriz. Algumas semanas após a inauguração, o Multipalco ainda passará a oferecer um sala de comunicação alternativa e de acolhimento sensorial, para pessoas neurodivergentes, com necessidades complexas de comunicação e deficientes, com foco na acessibilidade das pessoas.

A entrada do novo teatro será pela Rua Riachuelo, 1089, ao lado do estacionamento do Multipalco. No foyer, o público ainda encontrará um novo café, assinado pela July Pires Coffee & Bakery – confeitaria especializada em doces de Pelotas, além de uma vending machine, máquina de venda automatizada com diferentes opções de souvenirs do Multipalco.

Programação artística e inauguração

Na inauguração e durante o mês de abril, a galeria do foyer do Multipalco apresentará a exposição Multipalco Eva Sopher – Arquitetura – O LIVRO, que mostrará os estudos dos arquitetos Julio Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres, vencedores do Concurso Público de Projetos para o Complexo Cultural do Theatro São Pedro (Multipalco), em 1998. A mostra antecipa o lançamento da publicação, em 23 de abril, Dia Mundial do Livro. A obra foi patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, através da Associação Amigos do Theatro São Pedro, e documenta o projeto que levou mais de duas décadas para ser construído.

O primeiro espetáculo encenado será Turandot, ópera em três atos de Giacomo Puccini, apresentada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) em parceria com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). A primeira récita, no próximo dia 27, será fechada para convidados. Depois, entre 29 e 31 de março, haverá apresentações abertas ao público, cujos ingressos gerais esgotaram-se em poucos dias, restando agora apenas lugares para PCDs e assentos para obesos.

A programação de inauguração contará ainda com 10 espetáculos, que abrigam diferentes temáticas, além de homenagear o escritor e jornalista pelotense João Simões Lopes Neto, considerado o primeiro grande nome da literatura do Rio Grande do Sul e que foi o escolhido para nomear o novo teatro.

O calendário inaugural contará também com o show musical Dementes, do grupo argentino La Buena Moza, nos dias 11 e 12 de abril; e com a comédia dramática A Viúva Pitorra, escrita em 1896 por Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de Serafim Bemol, que retorna a cartaz após 33 anos, a convite do Multipalco Eva Sopher, para sessões nos dias 16 e 17 de abril.

Passada a programação de inauguração, o Teatro Simões Lopes abrigará as demandas do Theatro São Pedro, que fará uma pausa nas suas atividades a partir do próximo dia 24 de março. O espaço  passará por uma importante reforma para a implementação de seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e acessibilidade, voltando a receber o público após um ano. 

Todos os ingressos para a programação de inauguração do Teatro Simões Lopes Neto estão à venda no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br, com preços entre R$ 10,00 e R$ 200,00, exceto para o espetáculo Cabaré do Tempo, que terá entrada franca, com distribuição de senhas no dia da apresentação. Outras novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais, no @multipalcoevasopher.