Foto: Alex Rocha/PMPA
A Imperadores do Samba é a grande campeã do Carnaval de Porto Alegre 2025 no Grupo Ouro. Com 240 pontos, a escola conquistou o título ao apresentar um enredo que celebrou a diversidade cultural brasileira, destacando influências indígenas, afro-brasileiras e nordestinas. A apuração ocorreu na segunda-feira (17) no Complexo Cultural do Porto Seco.
O segundo lugar ficou com o Estado Maior da Restinga, que empatou com a Unidos de Vila Isabel com 239,4 pontos, mas levou a melhor no critério de desempate, que considerou o quesito enredo.
No Grupo Prata, a União da Tinga garantiu o título com 239,4 pontos e desfilará no Grupo Ouro em 2026. A Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, ficou com a vice-liderança, somando 239,3 pontos.
As escolas União da Vila do IAPI e Copacabana, que tiveram as menores pontuações, foram rebaixadas e desfilarão no Grupo Prata no próximo ano.
A disputa contou com 18 escolas que se apresentaram nas noites de sexta-feira (14) e sábado (15). A pontuação foi baseada em oito quesitos avaliados pelos jurados: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
Durante a apuração, a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, reforçou o compromisso da prefeitura em apoiar o Carnaval e avançar no projeto de construção de um sambódromo fixo no Porto Seco.
No Grupo Bronze, a Academia de Samba Cohab Santa Rita foi a campeã com 139,5 pontos e garantiu o acesso ao Grupo Prata em 2026. Já a Escola de Samba Filhos da Candinha foi desclassificada. Os desfiles dessa categoria ocorreram na Restinga, no fim de semana anterior ao Carnaval do Porto Seco.