Foto: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (21), um casal suspeito de chefiar um esquema de tele-entrega de entorpecentes que atuava em diversas cidades do Vale do Sinos. A ação fez parte da Operação Delivery, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, no bairro Campo Grande, em Estância Velha.
Segundo as investigações, o casal de jovens comandava uma rede de traficantes que comercializava drogas como cocaína, maconha e substâncias sintéticas por meio de um aplicativo de mensagens, simulando o funcionamento de uma popular plataforma de entrega de alimentos. Os usuários faziam os pedidos virtualmente e pagavam em dinheiro ou via PIX.
As entregas eram realizadas em São Leopoldo, Novo Hamburgo e municípios vizinhos, conforme a localização do comprador. De acordo com o delegado Ayrton Figueiredo Júnior, os criminosos buscavam aparentar alto padrão de vida com presença frequente em festas e locais de luxo, incompatíveis com suas fontes declaradas de renda.
Segundo o Correio do Povo, era comum ver postagens de ostentação do casal nas redes social exibindo uma vida de luxo. Os dois mantêm perfis ativos e publicavam registros em festas e grandes estabelecimentos .
Além do casal — ele, de 24 anos, com antecedentes por tráfico e associação ao tráfico, e ela, de 26, sem registros criminais —, foi preso também um terceiro integrante da quadrilha, de 35 anos, responsável por receber os pagamentos das vendas. O homem já possui passagens por homicídio e tráfico e estava recolhido no sistema prisional.
A Polícia segue com as investigações para identificar demais envolvidos e descapitalizar financeiramente o grupo criminoso.