Foto: Sahra Nunes/PROCEMPA
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul lançou, nesta sexta-feira (21), um novo concurso público com 1.200 vagas para o cargo de soldado de primeira classe. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até as 17h do dia 22 de abril, exclusivamente pelo site da Fundatec, banca organizadora do certame.
Das oportunidades oferecidas, 984 são destinadas à ampla concorrência, 192 para pessoas negras, 12 para pessoas trans e outras 12 reservadas a indígenas. Para participar, é necessário ter Ensino Médio completo, carteira de habilitação na categoria B e idade máxima de 25 anos. A altura mínima exigida é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
A seleção será composta por prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física (TAF) e avaliação psicológica. A prova teórica está prevista para 8 de junho, com questões de língua portuguesa, legislação específica, conhecimentos gerais, matemática, informática, direitos humanos e cidadania.
No teste físico, candidatos homens deverão fazer cinco flexões na barra fixa, 40 abdominais em um minuto e correr 2.500 metros em 12 minutos. Já as candidatas precisarão manter 20 segundos de isometria na barra fixa, realizar 32 abdominais em um minuto e correr 2.100 metros no mesmo tempo. As datas para esta etapa ainda serão divulgadas.
O salário inicial oferecido é de R$ 5.944,85, acrescido de auxílio-alimentação de R$ 400. A carga horária é de 40 horas semanais, exceto durante o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), quando segue o regimento interno da escola de formação. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período.