Foto: Ana Julia/Prefeitura de Encantado
A região do Vale do Taquari celebrou a inauguração de dez pontes metálicas, essenciais para restabelecer a mobilidade, que foram destruídas pelas enchentes de 2023 e 2024. Um evento de inauguração das novas estruturas foi realizado nesta segunda-feira (17), às 11h, na Ponte Arroio São Jacó – Palmas, em Encantado.
O projeto “Construindo Pontes Através do Associativismo” foi desenvolvido para recuperar a conectividade na região, priorizando estradas estratégicas que desempenham um papel fundamental no transporte de insumos e no deslocamento de moradores.
Cada estrutura suporta até 45 toneladas, garantindo a passagem segura de caminhões essenciais para a cadeia produtiva da proteína animal, além de oferecer acesso confiável a estudantes e serviços de saúde.
A iniciativa beneficia diretamente dez municípios:
- Anta Gorda
- Arroio do Meio
- Coqueiro Baixo
- Doutor Ricardo
- Ilópolis
- Pouso Novo
- Putinga
- Relvado
- Travesseiro
- Encantado
A construção das pontes só foi possível graças à colaboração entre poder público, iniciativa privada e entidades representativas, evidenciando a força do associativismo na reconstrução regional.
O Instituto Ling, por meio do programa Reconstrói RS, financiou 73% dos recursos necessários. Além disso, empresas como RandonCorp, Grupo Gerdau, Usiminas, Metasa e Grupo Simon Engenharia contribuíram com 25% do investimento, enquanto as prefeituras locais participaram com os 2% restantes.
Cada ponte contou com um investimento de R$ 780 mil, garantindo estruturas modernas, resistentes e duráveis.
“A inauguração dessas pontes não é apenas a entrega de uma obra, mas a materialização da força de um povo que, diante de desafios gigantescos, soube se unir para reconstruir e transformar. O associativismo e a solidariedade mostraram que podemos superar qualquer obstáculo e construir um futuro próspero para o Vale do Taquari.”, destacou Ângelo Fontana, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari para a CIC VT.