Ypiranga celebra centenário com documentário que será exibido em cinemas de Erechim

Foto: Divulgação/Jeferson Prates

No ano de seu centenário, o Ypiranga de Erechim lançará um documentário que resgata sua história e relevância no futebol gaúcho. Intitulado “Sonho e Glória: os 100 anos do Ypiranga”, o filme será exibido nos cinemas de Erechim no final de março, trazendo relatos sobre desafios, conquistas e a paixão de sua torcida.

A iniciativa surgiu em 2022 pelo cineasta Patrick Menegazzo, inspirado por uma sugestão de seu irmão. Com apoio do clube, que disponibilizou arquivos históricos, acesso ao estádio e contato com jogadores, a produção ganhou forma. Com 70 minutos de duração, o documentário começou a ser gravado em janeiro de 2024, durante o Gauchão, e foi concluído após 14 meses de trabalho.

O longa traz depoimentos de figuras icônicas do clube, como Dionísio Sganzerla, idealizador do Colosso da Lagoa, e das Legionárias, uma das primeiras torcidas organizadas femininas do Rio Grande do Sul, conhecidas por vender rosas em frente ao estádio para arrecadar fundos ao Ypiranga.

Após a exibição nos cinemas, a produção será levada a escolas da rede pública de Erechim, acompanhada de debates para aproximar os alunos da história do clube e reforçar sua importância na identidade cultural da cidade.