UFRGS denunciará à PF aluno que tentou entrar em formatura com suástica no rosto

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) emitiu uma nota oficial sobre um incidente ocorrido antes da cerimônia de formatura dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, realizada na terça-feira (18), no Salão de Atos da instituição.

Um dos formandos foi flagrado com uma suástica desenhada no rosto e impedido de participar da cerimônia até remover o símbolo.

Ao tomar conhecimento do caso, o vice-reitor e o coordenador de segurança da UFRGS abordaram o estudante na sala onde os formandos se preparavam. Ele alegou que a suástica representava um símbolo hindu e negou qualquer relação com o nazismo.

No entanto, foi advertido de que, caso não apagasse a pintura, seria impedido de colar grau e encaminhado à Polícia Federal para investigação. Após a advertência, o aluno retirou o símbolo, permanecendo na cerimônia apenas com outras pinturas sem conotação nazista.

A UFRGS confirmou que registrará um boletim de ocorrência na Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e analisará medidas administrativas cabíveis contra o estudante. A universidade reiterou que não tolera manifestações de ódio, intolerância ou ataques aos direitos humanos em seus espaços.

O Diretório Central dos Estudantes da UFRGS também se manifestou garantindo que irá enviar um ofício à reitoria pedindo “a anulação da entrega do diploma e da formatura do aluno”.

Diferentemente de algumas alegações nas redes sociais, a instituição destacou que o formando não ostentou símbolos nazistas durante a cerimônia e que a decisão de manter o evento ocorreu em respeito aos demais alunos, familiares e convidados.