Foto: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira (24), a Operação Iter Criminis, com o objetivo de combater o crime de homicídio ocorrido em 30 de outubro de 2024, no bairro Conceição, em Porto Alegre. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DPHPP/POA).
Foram expedidos 25 mandados judiciais, sendo nove de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, cumpridos em Porto Alegre e Charqueadas, incluindo duas unidades prisionais da capital. Até o momento, a operação resultou na apreensão de 30 kg de drogas, três armas de fogo e dinheiro em espécie, além da prisão de cinco suspeitos.
As investigações começaram após a execução de um homem por três indivíduos armados dentro de um veículo. A vítima foi atingida por diversos disparos e morreu em frente à Delegacia de Polícia. Duas pessoas que estavam próximas também foram baleadas.
Duas horas após o assassinato, o veículo usado no crime foi encontrado incendiado na região da Vila Bom Jesus, em Porto Alegre. O carro havia sido roubado uma semana antes, no centro da cidade.
Ainda na noite do crime, os agentes localizaram e prenderam em flagrante o motorista do veículo, que estava escondido no bairro Bom Jesus. O suspeito, um homem de 24 anos, teve a prisão preventiva decretada. Ele já possuía um extenso histórico criminal, com passagens por homicídio, roubo e tráfico de drogas, e foi detido na casa de familiares logo após a ação.
O delegado Mário Souza, diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), destacou a importância da operação:
“A ação de hoje faz parte do protocolo das sete medidas contra homicídios.”
Já o delegado Gabriel Borges, titular da 1ª DPHPP, ressaltou a gravidade do crime e a resposta rápida da polícia:
“O homicídio teve um nível de violência extremo, o que motivou uma força-tarefa ininterrupta para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.”
A Polícia Civil segue com as investigações para prender outros suspeitos ligados ao crime.