Foto: Reprodução
O Ministério Público (MP) denunciou o influenciador digital Nego Di pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e promoção ilegal de loteria. A acusação aponta que ele teria manipulado uma rifa on-line que prometia sortear um Porsche avaliado em mais de R$ 500 mil.
A investigação indica que o esquema movimentou mais de R$ 2,5 milhões em rifas fraudulentas. A esposa do influenciador, Gabriela Vicente de Sousa, também foi denunciada por participação na lavagem de dinheiro.
De acordo com o MP, a suposta vencedora da rifa não existe. A investigação revela que, antes mesmo da conclusão do sorteio, o influenciador teria transferido o veículo para terceiros e adquirido o próprio número sorteado. As informações são do portal g1.
Após o sorteio, Nego Di apareceu em um vídeo tentando ligar para a vencedora, que nunca atendeu as chamadas. Em outro trecho, ele destaca suas tentativas de contato, afirmando que outras instituições “só divulgam o número do ganhador e não tentam localizá-lo”.
Conforme a legislação brasileira, a venda de rifas só é permitida quando promovida por entidades beneficentes e autorizada pelo Ministério da Fazenda. Sem essa autorização, a prática é considerada ilegal e passível de punição.
Além desse caso, Nego Di já responde a outra ação por estelionato, após supostamente vender e não entregar produtos de uma loja virtual da qual era sócio.