Foto: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na terça-feira (14), a Operação Captur, com o objetivo de desarticular uma quadrilha suspeita de sequestrar um adolescente de 17 anos em Viamão, em dezembro de 2024. A ofensiva resultou na prisão de quatro suspeitos, enquanto um segue foragido. A ação ocorreu nos municípios de Alvorada, Gravataí e Viamão, mobilizando 45 policiais civis.
Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, a investigação teve início em 16 de dezembro, após o jovem ser sequestrado no Lago Tarumã, em Viamão. Três homens armados, se passando por policiais civis, abordaram a vítima e a levaram a um cativeiro em Gravataí, onde permaneceu por 24 horas. Posteriormente, o adolescente foi libertado, ainda algemado, próximo a um supermercado no bairro Parque dos Anjos, em Gravataí. Não houve pagamento de resgate.
As investigações identificaram ao menos seis integrantes envolvidos no crime, que foi planejado em detalhes, com cada membro desempenhando tarefas específicas. O mentor do sequestro já estava preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), coordenando a operação de dentro do presídio.
A Polícia Civil segue as buscas pelo suspeito foragido e investiga se o grupo pode estar ligado a outros crimes na região.