Bate-Papo Astronômico / Divulgação
Nesta segunda-feira (9), a gurizadinha da EMEI Luizinho de Grandi, de Santa Maria, na região central do Estado, viveu uma tarde mágica no Santa Maria Tecnoparque. Acompanhadas pelas professoras, as crianças mergulharam no mundo da ciência espacial com o projeto Bate-Papo Astronômico.
A tarde começou com uma apresentação sobre o sistema solar, explorando planetas, asteroides, cometas e satélites. Depois, os pequenos visitaram a sala temática, onde conheceram estações de monitoramento de meteoros, observaram um meteorito no microscópio e tocaram em fragmentos de meteorito lunar. Na área externa, puderam utilizar telescópios para observar objetos distantes na paisagem, como montanhas e torres.
Para fechar com chave de ouro, cada criança recebeu mapas lunares e estrelinhas de resina com óxidos de meteorito, levando um pedacinho do universo para casa.
Sob a condução de Fabricio Côlvero e Ariane Jardim, o projeto tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e tecnologia, combatendo teorias da conspiração. Desde 2019 no Santa Maria Tecnoparque, o Bate-Papo Astronômico ganhou ainda mais relevância ao ser incorporado como projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha, com apoio de instituições como a Agência Espacial Brasileira e o INPE.