Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, confirmou nesta segunda-feira (18) a nomeação de Leonardo Pascoal para liderar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) a partir de 2025.
Atual prefeito de Esteio, Pascoal se destacou por elevar os indicadores educacionais no município, ampliando em 40% o número de escolas e aumentando em 230% as unidades com ensino integral. Ele também conseguiu zerar a fila da educação infantil e reduzir o abandono escolar em 95%.
“Os resultados obtidos por Pascoal em Esteio são impressionantes. Temos grandes expectativas de alcançar avanços semelhantes na educação de Porto Alegre”, afirmou Melo, que aproveitou para agradecer o atual secretário, Maurício Cunha, pela gestão nos últimos meses.
Pascoal, primeiro nome confirmado para a próxima gestão (2025-2028), destacou o desafio e a gratidão pela oportunidade: “Estou preparado para enfrentar os desafios e contribuir para o avanço da educação na Capital“.
Apesar dos bons números em Esteio, o desafio para Pascoal em Porto Alegre será maior. Durante a atual administração, a gestão da educação enfrentou problemas, com declínio no desempenho dos estudantes e suspeitas de irregularidades na pasta.
Uma das quatro secretárias que estiveram à frente da secretaria, Sônia da Rosa, foi presa temporariamente em janeiro, no âmbito da Operação Capa Dura, sendo suspeita de compras direcionadas e de ter recebido propinas.
Além dela, a Polícia Civil também investiga o ex-vereador Alexandre Bobadra (PL) e o vereador afastado Pablo Melo (MDB), filho do prefeito. Melo não é alvo das investigações.