Foto: Max Peixoto/FGF
O São José sagrou-se campeão do Gauchão Sub-20 A1 ao vencer o Grêmio por 4 a 3 nos pênaltis. O título veio após vitória por 1 a 0 no tempo regulamentar, no jogo de volta da final, realizado no Estádio Francisco Novelletto.
Com o duelo de ida vencido pelo Tricolor por 1 a 0, o triunfo do Zeca levou a decisão para as penalidades. Jovane marcou o gol que manteve o time da Zona Norte de Porto Alegre vivo na disputa. O título inédito coroa uma campanha com 10 vitórias, duas derrotas, 19 gols marcados e sete sofridos em 12 partidas.
No final do primeiro tempo, Grêmio perdeu Wesley Costa, expulso por falta em Prado. Já o gol do jogo, que levou a partida aos penaltis, aconteceu aos 42 minutos da segunda etapa, quando Prado cruzou da direita e Jovane, de primeira, garantiu o gol que levou a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, o São José converteu com Pedro Pedra, Marcelo, João Garcia e Marquinhos, enquanto Rhuan parou no goleiro Cássio. Pelo Grêmio, Karele, Kaick e Araújo marcaram, mas Viery acertou o travessão e Guga, na última tentativa, mandou na trave, assegurando o título histórico para o Zeca.