Obras em ciclovias de Porto Alegre terão início após festas de fim de ano

Foto: Reprodução/@lucaspwx

As empresas de Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) comunicaram que as obras em nove trechos de ciclovias de Porto Alegre terão início apenas após as festas de fim de ano.

A escolha desse período visa minimizar o impacto no trânsito, aproveitando o menor fluxo durante o verão.

Entre julho de 2023 e maio de 2024, foram identificados 11 trechos da ciclovia na Avenida Ipiranga que necessitam de reparos. Dois pontos já foram reformados, e agora o trecho entre as ruas Silva Só e São Manoel já tem contrato assinado para início das obras. Outros locais, incluindo áreas em frente ao Planetário e à PUCRS, estão em fase de análise técnica e contratação.

Trechos próximos ao Madero, Serdil e entre as ruas Santana e Gomes Jardim ainda aguardam conclusão da licitação. O segmento entre as avenidas João Pessoa e Salvador França, que estava bloqueado devido a problemas estruturais, foi reaberto, permitindo que os ciclistas utilizem 60% da extensão da ciclovia.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforça que em dias de alerta climático emitido pela Defesa Civil, as ciclovias poderão ser fechadas temporariamente para garantir a segurança dos usuários.