Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O colombiano Monsalve, meio-campista do Grêmio, foi denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão diante do Botafogo, no dia 28 de setembro. O jogador foi enquadrado em dois artigos correndo o risco de ser suspenso em até 16 partidas.
Monsalve foi denunciado nos artigos 254 e 257 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo 254 prevê de um a seis jogos de suspensão por “jogada violenta”, enquanto o 257 trata de “participação em tumulto”, com pena de duas a 10 partidas. O julgamento está marcado para a próxima segunda-feira (11).
A expulsão de Monsalve ocorreu após uma suposta “conduta violenta” contra o jogador Vitinho do Botafogo. No lance, Monsalve atinge o jogador com o cotovelo. A denúncia da Procuradoria baseou-se no relatório do árbitro Maguielson Lima Barbosa, que apontou que Monsalve “golpeou com o cotovelo o rosto do adversário” e “resistiu em sair de campo, provocando tumulto”.
O Grêmio ainda vai esperar o resultado do julgamento e pode recorrer caso a punição ao atleta seja confirmada. O melhor cenário será reduzir as acusações, limitando a penalidade a um jogo, já cumprido automaticamente.