Foto: Pexels
O Rio Grande do Sul vai lidar com um início de dezembro agitado, com vendavais, chuvas intensas e queda de granizo, colocando o estado em alerta máximo. Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria, que virá da Argentina e Uruguai, será a responsável pelo tempo severo no Estado.
As tempestades começam a se formar rapidamente na tarde e noite de domingo (1), com nuvens de grande desenvolvimento vertical, e atingirão níveis críticos durante a madrugada de segunda-feira (2). A frente fria, associada a um centro de baixa pressão, pode desencadear supercélulas de tempestade, com potencial para ventos acima de 100 km/h e granizo de médio a grande diâmetro.
Na segunda-feira, o risco de temporais se concentra no norte do estado até o início da tarde, com o tempo melhorando gradualmente no restante do território gaúcho. A frente fria deve avançar para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, trazendo instabilidade a essas regiões.
Modelos meteorológicos indicam altos índices de refletividade, sugerindo chuvas torrenciais de curta duração, capazes de gerar alagamentos, além de intensa atividade elétrica e granizo. Vendavais localizados com rajadas acima de 100 km/h aumentam o potencial de danos estruturais.
A MetSul reforça a necessidade de atenção e medidas preventivas devido à rápida instalação dos temporais e à possibilidade de eventos isolados de grande severidade.