Foto: Divulgação/Ana Maria Pozenato
José Clemente Pozenato, renomado escritor e autor de “O Quatrilho”, faleceu na noite desta segunda-feira (25), aos 86 anos, em Caxias do Sul. Ele estava internado no Hospital da Unimed, onde havia passado por um procedimento cardíaco.
Pozenato deixa um legado marcante para a literatura brasileira, especialmente na Serra Gaúcha, onde ambientou suas obras mais célebres.
Natural de São Francisco de Paula, Pozenato viveu grande parte de sua vida em Caxias do Sul. Foi professor titular da Universidade de Caxias do Sul e recebeu, em 1991, o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores.
Sua obra mais famosa, “O Quatrilho”, publicada em 1985, retrata os primeiros anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e se tornou um dos romances mais lidos e estudados no Brasil.
Além de “O Quatrilho”, o escritor deixou uma vasta obra, incluindo títulos como “O Caso do Martelo” (1985), “A Cocanha” (2000) e “A Babilônia” (2005), que evidenciam sua habilidade em explorar temas ligados à cultura e à história local.
Nota de pesar da editora:
“É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido José Clemente Pozenato. Hoje é a página mais triste dessa grande história. Nos despedimos do afetuoso marido, pai, sogro e avô. Damos adeus ao professor, escritor, poeta e entusiasta da literatura, que tanto contribuiu para a cultura de nossa região. Seu legado único e as tantas alegres memórias que deixa viverão eternamente em nossos corações.
Com amor, de sua esposa, filhas, genros e netos.“