Faixa da Freeway é liberada após reparo emergencial em cratera

Foto: Divulgação/CCR ViaSul

A CCR ViaSul anunciou a liberação de uma faixa no sentido Litoral-Porto Alegre da BR-290 (Freeway), no quilômetro 46, em Glorinha, até o fim desta quinta-feira (21). A medida ocorre após reparos emergenciais na cratera que se formou no último domingo (17). O buraco gerou congestionamentos durante o feriadão de 15 de novembro. A faixa liberada será a da esquerda, próxima ao canteiro central e menos impactada pelas obras.

Detalhes dos reparos e trânsito na região

  • Manutenção do contrafluxo: Uma faixa e o acostamento no sentido Litoral, entre os quilômetros 45 e 48, continuarão funcionando no contrafluxo para garantir o tráfego.
  • Obras na galeria: Técnicos cavaram até 10 metros de profundidade para reparar duas fissuras encontradas na galeria de concreto. A estrutura foi revestida com manta geotêxtil para reforço.
  • Recomposição do pavimento: Após envelopar a galeria, foram aplicadas camadas de pedra e asfalto. Os trabalhos finais incluem a sinalização, com limite de velocidade de 40 km/h no trecho.

Sem previsão para desbloqueio total

Paulo Linck, gerente de Operações da CCR ViaSul, explicou que a concretagem inicial foi substituída por outro método para acelerar os reparos.

“Ganhamos dois dias com a nova solução, o que permitiu maior celeridade nas obras”, afirmou. Apesar da liberação parcial, ainda não há data para a reabertura completa das pistas.

A CCR ViaSul reforça que as equipes seguem trabalhando ininterruptamente para concluir os serviços no local.