Dragagem emergencial do canal de Itapuã é iniciada em Viamão

Foto: Ascom Portos RS

Nesta terça-feira (26), foi iniciada a dragagem emergencial do canal de Itapuã, em Viamão, após a confirmação de condições meteorológicas favoráveis. A operação, realizada pela Ster Engenharia, visa remover 185 mil metros cúbicos de sedimentos de uma área de 260 mil metros quadrados, ao longo de 2.350 metros de extensão e seis metros de profundidade.

O objetivo é restabelecer um calado operacional de 5,18 metros, essencial para a retomada da navegação comercial na região. O local tem causado problemas em navios que tentam atravessar a região. Duas embarcações não conseguiram atravessar a região no último mês.

Com prazo estimado de 90 dias para conclusão, os trabalhos estão sendo realizados com recursos próprios, enquanto se aguarda a liberação de R$ 731 milhões do Fundo de Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul (Funrigs).

“Essa etapa inicial será um marco importante para viabilizar a retomada da navegação comercial no Rio Grande do Sul”, afirmou Lucas Cardoso, diretor de infraestrutura da Portos RS.