Foto: Arquivo pessoal
O documentário “Doutor Araguaia”, que narra a vida do médico João Carlos Haas Sobrinho, será pré-lançado em 13 de novembro, em São Leopoldo, e dia 16, em Porto Alegre. João Carlos, morto pela ditadura em 1972, atuou nas comunidades carentes do Bico do Papagaio e integrou a Guerrilha do Araguaia.
A exibição ocorrerá no Cinesystem, no Shopping Bourbon, em São Leopoldo. Em Porto Alegre, o filme será apresentado no sábado (16), na Casa Diógenes de Oliveira, na Cidade Baixa. Após as sessões, haverá um debate com o público.
Dirigido por Edson Cabral, o filme contou com pesquisa e roteiro da irmã do protagonista, Sônia Haas, e foi gravado em sete estados do Brasil. A produção, financiada pela Lei Paulo Gustavo, incluiu 50 entrevistas e músicas inéditas.
Em entrevista ao Brasil de Fato, Sônia Haas destaca que o documentário é parte de sua luta para resgatar a memória e a dignidade do irmão, cujo corpo nunca foi localizado.
“É uma missão para trazer à luz a história de um brasileiro que dedicou sua vida a ajudar comunidades desassistidas e enfrentou o regime militar”, disse Sônia.
O documentário será apresentado em festivais nacionais e internacionais e em cine-debates focados em direitos humanos e medicina comunitária.