Cinco membros de organização criminosa são presos por extorsão e tráfico de drogas em comunidade de Viamão

Foto: Divulgação/PCRS

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil, por meio do Deic, deflagrou a segunda fase da Operação Xerxes, voltada a combater extorsões, tráfico de drogas e a atuação de uma organização criminosa na comunidade Vila Chácara da Figueira, em Viamão.

A ação cumpriu 19 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão, com cinco pessoas detidas até o momento.

Segundo o delegado João Vitor Herédia, a investigação começou ainda em 2021, após denúncias anônimas de que uma facção criminosa cobrava taxas ilegais dos moradores para que pudessem permanecer no local.

Aqueles que se recusavam a pagar eram ameaçados ou expulsos por meio de agressões e uso de armas de fogo. Além disso, o grupo mantinha o controle do tráfico de drogas na região, lavava dinheiro proveniente dos crimes e exercia domínio territorial sobre a comunidade.

Mesmo após a primeira fase da operação, os delitos continuaram, com ordens sendo enviadas de dentro dos presídios por líderes da facção. Após a soltura de alguns desses líderes, as atividades criminosas se intensificaram, incluindo violência, expropriação de bens e a imposição de práticas como abrigar “olheiros” para monitorar a chegada de policiais.