Foto: Divulgação/UFPel
Foi divulgado nesta quinta-feira (3) o ranking QS World University Rankings: América Latina e Caribe 2025, que analisa o desempenho das instituições de ensino superior nos 23 países da região. Nesta edição, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou uma queda de posição, passando da posição 91º na edição 2024 para a 97ª colocação.
O levantamento leva em conta 437 universidades e é elaborado pela analista global de Ensino Superior Quacquarelli Symonds. O ranking calcula a pontuação de cada instituição a partir de indicadores como reputação acadêmica (30%), reputação entre empregadores (20%), citações por artigo, internacionalização da pesquisa, proporção de professores e alunos e quantidade de doutores.
No ranking, a primeira colocação segue, assim como na última edição, com a Universidade de São Paulo. A melhor colocada entre as instituições gaúchas é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi a única do Estado subir de colocação, passando da 18ª para a 16ª no levantamento 2025. Aparecem ainda entre os 100 a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (62ª posição) e a Universidade Federal de Santa Maria (70ª).