Foto: Prefeitura de Santa Maria
A prefeitura de Santa Maria suspendeu as aulas em duas escolas municipais após o surgimento de casos de infecção diarreica. As escolas afetadas são a Escola Fundamental Erlinda Minóggio Vinadé e a Escola Infantil Monte Bello. A cidade já registrou 430 casos semelhantes, com quatro confirmações de rotavírus.
A medida foi recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde para evitar a propagação da doença. As instituições passarão por um processo de desinfecção. Até o momento, 11 pessoas, entre crianças e adultos, apresentaram sintomas como diarreia, vômitos e problemas gastrointestinais nas instituições citadas. Embora nenhum caso seja grave, todas as pessoas afetadas foram atendidas.
Nos últimos dias, os casos envolvendo alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são alarmantes. A instituição chegou a suspender suas atividades no início desta semana, pois um levantamento interno apontou que cerca de 20% dos alunos matriculados na graduação, ou seja, cerca de três mil, relatou ter sentido algum dos sintomas relacionados a problemas intestinais.