Foto: Guilhermo Lund
A bola vai rolar para a disputa da primeira edição do Gauchão Sub-13. Os cinco jogos acontecem neste sábado (5) e o campeonato terá a participação de 11 clubes, com final marcada para o dia 7 de dezembro. Representante pelotense, o Progresso estreia diante do Internacional, às 15h, no CT Rubro-negro, com entrada gratuita para assistir ao duelo.
Os times que disputam o Gauchão Sub-13 estão divididos em dois grupos. No Grupo A estão Grêmio, Sulbrasil, Safurfa, União Harmonia e Cruzeiro de Santiago. O Grupo B tem Inter, Juventude, Cruzeiro, Riograndense de Montenegro, Progresso e Novo Hamburgo.
Conforme o regulamento, na primeira fase, os clubes jogam entre si dentro dos grupos em turno único, com os quatro melhores de cada chave avançando para os mata-matas. As quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos cada. Além disso, os clubes podem efetuar até oito substituições, desde que se respeite o máximo de três momentos do jogo.
Novidade, conforme decidido no Conselho Técnico, além dos cartões amarelos e vermelhos, os jogadores poderão ser advertidos com o Cartão Azul. Quando isso acontecer, o jogador punido ficará fora da partida durante seis minutos, podendo retornar ao campo de jogo após decorrido o tempo da punição.
Caso o goleiro da equipe seja advertido com o Cartão Azul, o time em questão tem duas opções. A primeira é colocar um atleta de linha para atuar como goleiro por seis minutos e, após decorrido o tempo da punição, o goleiro volta ao jogo. A segunda é substituir o goleiro titular pelo reserva e escolher um atleta de linha para cumprir a exclusão temporária. Caso essa segunda situação ocorra, o goleiro substituído não pode mais voltar para o jogo e a equipe adversária ganha o direito de fazer uma substituição extra.