Massa de ar frio derruba as temperaturas no RS e menores marcas são registradas no Sul, fronteira com o Uruguai e Campanha

Foto: Agência Brasil

Muitas cidades do Rio Grande do Sul tiveram um amanhecer com temperaturas típicas de inverno nesta quinta-feira (3) com marcas ao redor e abaixo de 5ºC, principalmente no Sul, na fronteira com o Uruguai e na Campanha. Conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura baixa é consequência de uma massa de ar frio que nesta quarta-feira (2) ingressou no estado gaúcho e está associada a um centro de alta pressão sobre o Uruguai nesta quinta.

Estações automáticas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram mínimas nesta quinta 4,9ºC em Bagé; 5,3ºC em Canguçu; 5,4ºC em Livramento; 5,9ºC em Dom Pedrito; 6,1ºC em Quaraí; 6,5ºC em Jaguarão; 6,8ºC em Cambará do Sul; e 7,0ºC em Caçapava do Sul e Canela.

Já estações automáticas particulares indicaram 3,6ºC em Pinheiro Machado; 3,9ºC em Pedras Altas; 4,4ºC em Herval; 5,2ºC em São José dos Ausentes; 5,7ºC em Bagé; 6,1ºC em Livramento; 6,2ºC em Antônio Prado; 6,3ºC em Pelotas; 6,7ºC em Gramado, Canela, Caxias do Sul, Cambará do Sul e Uruguaiana; 6,8ºC em Morro Reuter; e 6,9ºC em São Francisco de Paula.

Segundo a MetSul, massas de ar frio com temperatura baixa não são incomuns no começo da primavera. Outubro ainda costuma registrar incursões de ar frio com temperatura baixa e formação de geada, principalmente em localidades de maior altitude.

Os meteorologias projetam a continuidade do frio durante a noite ainda nas madrugadas desta sexta-feira (4) e do sábado (5) no Sul do Brasil. No Sul gaúcho, as noites mais frias ocorrem até esta sexta. Já nos Campos de Cima da Serra, as menores mínimas ocorrem nesta sexta e no sábado com marcas entre 1ºC e 3ºC em diversos pontos destas regiões, o que vai favorecer a formação de geada.