Foto: Divulgação
Tirando a dupla Gre-Nal, Juventude e Ypiranga, que ainda disputam o Campeonato Brasileiro, os demais times já pensam no Gauchão 2025. Nesta quinta-feira (3), representantes dos clubes que estão na elite do Estadual e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizaram um encontro para debater alguns pontos antes da realização do Congresso Técnico. Um dos temas abordados e assegurados é a utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) em todas as partidas da competição.
Os pontos citados na reunião foram divulgados pelo Diretor de Futebol do Pelotas, Carlos Augusto Tavares, em entrevista à Rádio Universidade. Segundo ele, o primeiro tópico a ser definido foi justamente a utilização do VAR não só em clássicos, como ocorria. “Será um VAR instalado em cada estádio e não aquele VAR central, como tem a Federação Paulista ou Carioca. Em todos os estádios, do interior e de Porto Alegre, terá uma sala com uma sala com uma equipe para o VAR“, contou. Segundo ele, o Pelotas já recebeu a visita do diretor de competições da FGF e conta com uma sala que, até o dia 15 deste mês deve estar pronta conforme as exigências.
Outro ponto debatido é o projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que contou com adoção da FGF, onde a instituição possui recurso a disposição dos clubes, desde que estes mostrem um projeto prévio, para a recuperação dos gramados e das iluminações de seus estádios. “O Pelotas já tinha conhecimento disso e inclusive o Pelotas já vem há algum tempo com algumas tratativas para modernizar o sistema de luminárias da Boca do Lobo e isso nos agradou bastante. Não estou dizendo que isso vai ser feito, não é prioridade“, pontuou Tavares.
Diretamente sobre o Gauchão, foi definido que o perfil do campeonato continua o mesmo, com 11 rodadas iniciais e um total de 16 datas. O início da competição acontecerá a partir da segunda quinzena, ou seja, dia 15 de janeiro, porém, um empasse é que a CBF ainda não se manifestou quanto ao calendário de 2025. “Há uma preocupação que daqui a pouco possa ser suprimida alguma data, mas só preocupação“, disse o dirigente.
Segundo Tavares, a Federação ainda solicitou que seus clubes encerrassem suas atividades que utilizam os gramados a partir de dezembro, para que estes cheguem em plenas condições para o Estadual. “O Pelotas pretende agora, terminando as festividades do aniversário, que será no fim de semana de 12 e 13 de outubro, já na segunda-feira pretende começar, ou melhor, já está trabalhando no gramado mas ai nós vamos passar o cadeado nos acessos ao gramado para que deixemos ele em condições totalmente adequadas“, finalizou.