Foto: Divulgação
Nesta semana, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, em conjunto com uma delegação brasileira composta por autoridades e representantes de universidades brasileiras, chegou à Moscou, para o início de uma missão acadêmica e científica na Rússia. A ação envolve uma série de visitas às instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, encontros com autoridades, assinatura de um acordo de cooperação internacional com o Shirshov Institute of Oceanology of Russian Academy Of Sciences (Sioras) e a formalização da Liga das Universidades Belarussas, Brasileiras e Russas.
Liga das Universidades
Com o intuito de promover a criação de uma associação informal e voluntária, nesta quarta-feira (16) o reitor assinou a formalização da Liga das Universidades Belarussas, Brasileiras e Russas. O grupo surge a partir dos objetivos compartilhados de promover a educação, a pesquisa e a colaboração acadêmica internacional.
Durante o evento de criação da Liga, a FURG foi uma das três universidades brasileiras escolhidas para fazer o uso da palavra, oportunidade em que o reitor Danilo Giroldo pode destacar o protagonismo da Universidade no grande desafio global de enfrentamento das mudanças climáticas. Ao todo integram o grupo 67 Instituições de Ensino Superior, sendo 20 brasileiras.
A Liga atuará, inicialmente, por meio de 12 grupos de cooperação temática – chamados de clusters setoriais – que desenvolverão ao longo do ano uma série de pesquisas, intercâmbios acadêmicos e projetos de colaboração.
Acordo de cooperação
Nesta quinta-feira (17) o reitor da FURG participou da assinatura de um acordo de cooperação, ocasião em que ele e o diretor em exercício do Shirshov Institute of Oceanology of Russian Academy Of Sciences, Vladimir Petrovich Shevchenko, firmaram na embaixada brasileira em Moscou, um acordo internacional entre as instituições. O ato, que tem caráter Científico, Tecnológico e Cultural, contribuirá para a integração de atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino nos níveis de graduação e de pós-graduação das Universidades, beneficiando todas as áreas do conhecimento e setores que possuam interesse mútuo.
“A assinatura deste acordo é bastante estratégica, pois representa a parceria da FURG com o maior instituto de pesquisa oceanográfica da Rússia, possibilitando uma série importante de atividades acadêmicas e culturais que possibilitarão complementar estudos em andamento e integrar bases de dados para promover uma melhor compreensão de diversos fenômenos oceanográficos. Representa, também, um ato concreto no sentido de aproximar a FURG das atividades científicas e de educação superior no âmbito do BRICS”, detalhou.
O acordo torna possível uma série de interações entre as Instituições, tais como o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos; colaboração entre professores e pesquisadores no que toca o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e inovação tecnológica; promoção, colaboração e participação em eventos científicos, tecnológicos e culturais tais como seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos; desenvolvimento de programas conjuntos que levem a dupla-diplomação, respeitadas as normatizações das instituições envolvidas; orientação e coorientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado; e participação em bancas examinadoras respeitadas as normatizações das instituições envolvidas; bem como a permuta de material bibliográfico e de outra natureza conforme a necessidade de ambas instituições.